Construindo uma Adega (Ursolao)

Com tempo livre e muitos vinhos em casa resolvi que era hora de ter uma adega.
Sabem quanto custa uma adega climatizada? Pois é. Eu também sei. Muito caro.

Foi então que lembrei de um desenho que via quando criança e pensei:

“Porque não fazer como o Ursolao”

Aqui em casa temos um espaço, em baixo da escada, onde a temperatura fica entre 20ºC no verão( e ainda não sei quanto no inverno). O local é escuro silencioso e pouco movimentado, ventilado e sem alterações bruscas de temperatura. Seria ideal se não fossem esses 2 graus acima do recomendado, porém estamos no auge do verão e ainda não coloquei o “umidor” (igual aqueles usados em caixas de charuto) que deverá fazer cair em 1 grau a temperatura.
Mãos a obra. Resolvi  fazer minha adega.

Com madeira sobrando e ferramentas  faltando foi um pouco mais difícil do que eu esperava mas ai está o resultado.

Primeiro foi necessário pensar nas medidas das  garrafas .Normalmente as pessoas pensam nas medidas de uma garrafa padrão Bordeaux. Porém existem garrafas de diâmetro altura maiores e isso foi levando em consideração.

Nessa etapa eu gostaria de ter em mãos uma serra tico-tico para apressar as coisas e diminuir os machucados. Foram vinte cavidades e 3 dedos. As cavidades foram  recortadas no serrote e  arredondadas com uma lima grosa. As madeiras laterais foram recortadas apenas para retirar o excesso de profundidade  deixando-as com  cerca de 50 cm (levando em conta algumas garrafas maiores).

Os encaixes foram feitos de maneira a permitir a visualização dos rótulos das garrafas para não haver necessidade de movimentar os vinhos em descanso. Sendo que a ultima fileira foi deixada com um distanciamento maior que o padrão.

Resolvi então comprar um verniz acetinado para dar um melhor acabamento.

Pensei em escurecer a madeira ,porém parece não existir verniz na cor escura e portanto comprei um corante com o  sugestivo nome .“ vinho”.

Durante o processo de pintura descobri que dentre todas receitas para tirar o cheiro de verniz dos móveis apenas duas coisas resolvem .

Entre as mãos de verniz deixei a madeira secar próximo a um recipiente de água com rodelas de cebola. (é incrível como isso tira o cheiro de verniz).

Depois de seco e finalizado é necessário que se deixe secar ao sol um pouco, pois o cheiro ,por menor que seja,  pode alterar o vinho e não se tem tanto trabalho para guardar vinhos se não for para que eles permaneçam íntegros.

Adega pronta, o Ursolao se orgulharia de minha adega.

[jwcatpostlist includecats=3 excludeposts=26 title=1 hr=true]

29 comentários em “Construindo uma Adega (Ursolao)”

  1. Muito bom seu projeto de adega. Encontrei por que quero fazer uma assim aqui em casa.
    Estava desenhando no papel e tudo, até que encontrei seu artigo. É bem como eu quero fazer ;-)

  2. .
    Mesma situação ;]
    Adorei a dica da agua co mcebola, por sinal será útil.

    Tb quero uma serra tico tico :~
    .

  3. Belo projeto!!
    Estou desenhando a minha para confecciona-la em breve!!
    A minha é um pouco mais humilde e não terá a capacidade que a sua tem.
    Porem tenho certeza que a sensação de ter uma adega feita pelas proprias mão é sublime!!
    O vinho com certeza será apreciado com mais vontade..

    Grde abraço e meus parabéns!!!

  4. E voce conseguiu materializar um dos meus sonhos, e já que voc e construiu essa magnifica adega, prometo o mais rápido possivel te visitar e te acompanhar em degustações, mas lembrando qu4e somente a partir do dia 11 de maio de 2011. tá.
    um abração e parabens – seus bisavôs Crescencio Capassi e Giuseppe Sabatini ficariam muito felizes em ver sua obra. – agora só falta aprender a fazer vinho
    beijão filho

  5. Sua adega ficou excelente! Parabéns!
    Penso em fazer uma no futuro.
    Achei formidável a idéia das cavidades para acomodar as garrafas. Que medidas você usou para a base e gargalo?
    Abraços!

  6. Ola meu camarada!

    Meus parabéns pela tua adega.

    Uma perguntinha:tem como me passar as medidas por favor?

    Um grande abraço!

  7. Olá, desculpe a demora em responder, as medidas da adega foram pensadas de acordo com minha necessidade. Como a garrafa mais larga é a de Champagne deixei uma média de 12 cm de diâmetro no fundo e na frente , 4 cm
    A distância entre o fundo e a frente das prateleiras deve ser pensada de acordo com sua intenção. Como dificilmente tenho meias garrafas, eu fiz a distancia de 15 cm, mas caso deseje guardar esse tipo de garrafa deixe uma distância menor.
    Quanto às medidas de largura X altura X profundidade aconselha você a escolher o local onde irá guardar seus vinhos. No meu caso as medidas são A52 X L52 X P40
    Lembrando que a prateleira traseira deve guardar uma media de 10 cm para acomodar o fundo das garrafas

  8. Cara … Adorei sua iniciativa em mostrar o processo de fabricacao de uma adega, recentemente fui ao chile e utilizei ate o ultimo kilo da mala pra trazer estas preciosidades. Espero fazer uma modificada da sua, mas parecida… assim que fizer lhe mando o link para ver…
    Abracos.

  9. Cara…. parabens, estava desenhando e pensando em como fazer uma adega até achar o seu projeto, com a sua iniciativa a vida de nós iniciante no mundo do vinho fica mais facil pois compar uma adega climatizada é fora de cogitação.
    abraços..

  10. Cara, muito bom seu projeto. Assim como muitos que passaram por aqui, também estava fazendo meu projeto no papel quando achei seu trabalho. Ficou ótimo e vou copiá-lo. Meus parabéns e obrigado por postar aqui essas dicas.
    Abraços e boa degustação.

  11. Obrigado, fico feliz mesmo em ajudar, mesmo porque eu passei o que você deve ter passado, procurando em interminávei sites na internet até decidir fazer da minha cabeça.
    não deixe de ler o post que fala sobre armazenamento dos vinhos, lá você vai ter algumas dicas de como escolher onde deixar sua adega.

  12. Estou pensando em fazer uma adega em formato colméia fazendo uma decoração no meio com os espaços maiores em x para fazer uma decoração legal. A minha dúvida é se faço essa colméia 10×10 ou 8×8. Tenho diversos tipos de garrafas e tem umas mais gordinhas e tem outras não tão gordinhas assim. Abç.

  13. você pode fazer 2 tamanhos para poder colocar mais garrafas, mas aconselho fazer maior (no caso 10X10 ) porque ficará mais facil até para verificar os rotulos sem ter que retirar os vinhos

  14. Parabens!!
    Adorei a adega epretendo fazer uma igual em breve

    Por favor, me explique como fez para fixar as partes,
    foi parafuso?..prego?….a madeira era maciça?..compensado?

    por favor conto com sua ajuda

    obrigado

  15. Bom dia….
    Não sou um apreciador nato de vinhos, a propósito aprecio muito raramente, sou projetista de móveis e um cliente me encomendou uma adega para sua sala, tive que fazer algumas pesquisas e encontrei sua adega, muito bonita e bem acabada para quem é leigo no assunto de marcenaria e nem tem uma serra tico-tico, descobri suas medidas em um programa que tenho partindo do principio que deveria acomodar as garrafas de vinho, eu queria climatiza-la pois meu projeto é de uma adega fechada e com porta, então continuei minhas pesquizas em busca de um climatizador pequeno e acoplalo ao meu projeto. descobri que a inclinação das garrafas deveriam ser de 13 graus e não conseguir definir essa inclinação em seu projeto, parecendo-me que o gargalo da garrafa fica mais abaixo que o fundo, se for dessa maneira seu projeto está errado pois o contato com a rlha se daria mas a impureza do vinho tambem desceria para rolha deixando o vinho com sabor de borra. Aparentemente seu projeto deveria ser mudado e respeitado a inclinação de 13º.
    Obs. estou terminando meu projeto e assim que terminar te mando uma cópia com medidas e tudo mais.
    Sem mais…

    Grato pela att. Adalberto Junior

  16. Bom Dia,

    Excelente trabalho… fico muito bom a cor do verniz…. mas eu reparei um problema com relação as medidas…. se sua adega é de prateleiras com 5 garrafas e cada uma no fundo tem 12 cm de diametro … isso totaliza no minimo 60 cm de prateleira e ainda tem os espaços entre as garrafas… então não daria seus 52 cm de largura… fora isso… está muito bem feito… vou tentar fazer uma para mim… obrigado pela dica e por compartilhar esses ensinsmentos…

  17. Oi…boa noite.
    Qual o distanciamento deixado entre o fundo das garrafas (12cm de diâmetro)?
    Você deixou 2cm ou 1,5cm ou dois?

    e qual o distanciamento entre as prateleiras?

  18. Adalberto, minhas garrafas ficavam exatamente na horizontal, mas realmente essa foi uma falha que só percebi mais tarde, pois ao tirar os vinhos da adega os sedimentos estavam na parte de cima da garrafa e portanto tinha que deixar mais um dia para decantar.
    Na verdade a inclinação como você disse deve ser para o fundo da garrafa, mas o mais importante é que a rolha continue em contato com o vinho, pois do contrário a cortiça irá secar e não servirá mais como isolante. desse modo o conteúdo irá oxidar.
    Na verdade independente da inclinação o sedimento ainda irá se movimentar no momento que retirarmos a garrafa da adega, portanto mesmo com a inclinação é aconselhavel retirar o vinho da adega um dia antes de sua degustação, para decantar

  19. Oi, Livio, na verdade é com os espaços mais as madeiras em volta fica em 72, foi erro na hora de responder à pergunta anterior. você tem rasão.

  20. Olá… gostei muito do seu projeto, ficou bem legal. Obrigado por compartilhar com a gente.
    Você poderia dizer, por favor, qual a distância entre as prateleiras e as medidas das tábuas usadas para elas?
    Seria bom deixar as da frente um pouco mais alta para ter a inclinação correta, comentada pelos colegas acima?
    Obrigado…

  21. Olá Nilson a distancia entre as prateleiras foi de 9cm, assim as garrafas mais largas passam sem dificuldade.
    quanto a deixar a parte da frente mais alta, é o correto (só percebi isso depois de feito) deixe em uma inclinação a qual as garrafas permitam o contato do liquido com toda a rolha , essa é a inclinação desejada.
    porém não ha problemas em deixa-las retas ou ainda inclinadas para baixo, visto que eu escolho a garrafa que irei degustar, deixa-la repousar de pé antes de servir.
    o ideal é quando tirar a garrafa da adega, fazer pouco movimento e deixar sedimentar tudo que há na garrafa.

  22. Adalberto, boa tarde!
    Achei muito bom a troca de informações sobre o projeto da Adega.
    Fiquei estimulado a tentar fazer uma igual, mas gostaria de saber a possibilidade de ter acesso ao seu projeto, uma fez que parece que voce encontrou orientação quanto a inclinação correta das garrafas.
    O Iasher foi quem desencadeou a idéia e aproveito para parabeniza-lo pela iniciativa.
    Obrigado

  23. Olá Paulo, realmente como comentei ao Adalberto, só percebi que deveria inclinar a garrafa ao fundo quando ja tinha terminado o serviço. segundo ele a inclinação é de 13º, mas resalto mais uma vez que o mais importante é que suas garrafas mantenham o Vinho sempre em contato com a rolha para umedecer e impedir a passagem de oxigênio para dentro da garrafa.
    Mantenha a garrafa inclinada com o gargalo para cima , fazendo com que as impurezas fiquem próximas ao fundo, isso facilitará quando for tomar para que a decantação seja mais rápida. Ma não adiantará nada se você retirar o vinho sacudindo-o. De qualquer forma o recomendado é deixar o vinho de pé o tempo suficiente para ele decantar.
    Para que isso ocorra de maneira mais rápida, retire o vinho da adega com cuidado.
    No meu caso, com a garrafa totalmente inclinada, funciona da seguinte maneira.
    Escolho o vinho que irei tomar e coloco-o na vertical no fundo da geladeira. (lembre-se que minha adega não é climatizada e nem sempre a temperatura de guarda é a mesma de serviço). Se for um vinho com mais sedimentos, deixo-o de pé ao lado da adega, aguardo sedimentar bem e só então o levo para geladeira, pois não quero o vinho abaixo da temperatura de serviço.
    O importante é sempre deixar ele decantar , mesmo na inclinação correta pois ao movimentar o vinho de um lugar ao outro as vibrações de andar já levantam alguns sedimentos menores.
    Abraços e obrigado pelo comentário

  24. Olá pessoal.
    Quero somente deixar uma dica: para escurecer a madeira recomendo o uso de betume da judeia. Este produto pode ser encontrado em casas de madeira ou de atendimento a marcenarias. Fica bonito e não deixa nada de cheiro.

  25. Obrigado pela dica, Mauricio.
    No caso do corante que usei também não tem cheiro, o problema é que misturei no verniz esse sim tinha um cheiro forte.
    Mas hoje aprendi que existe um verniz a base de agua que não tem cheiro nenhum.
    Abraços

  26. poderia me informar, se eu fizer uma adega com uma geladeira sem a climatização e com as portas originais (não haverá circulação de ar na parte interna) isso podera prejudicar o vinho.

  27. Muito bom, parabens pela iniciativa.
    Pretendo montar minha propria adega, porem vou utilizar madeira de movel pouco usado.
    Sem preocupar com acabamento. Valeu pela dica abraco.

Deixe um comentário